minha proposta
Como Terapeuta e Educadora Somática, especializada em Relacionamentos, Sexualidade e Traumas, dedico-me à criação de espaços seguros onde a transformação possa acontecer.
Tendo o Corpo como meio de acesso e liberação do que bloqueia o equilíbrio e a saúde, trago as artes de cura ancestrais e modernas para um encontro adaptado ao que se apresenta.
Bebendo de fontes como o Taoismo, a Neurociência, a Pesquisa em Sexualidade Consciente e Comunicação Responsável, atendo indivíduos, casais e grupos, além de promover eventos onde esse foco seja abordado com o respeito e seriedade necessárias.
Sou formada em Experiência Somática® (SE) e Psicotraumatologia, sendo essas as bases de minha atuação clínica. Atuo também como facilitadora de Forum ( ZEGG Forum) e de Templos onde o empoderamento pessoal dá o tom dos encontros.
Acredito que o conhecimento do funcionamento do Sistema Nervoso e as aplicações de ferramentas para a regulação do mesmo são um grande e necessário passo para esse empoderamento.
E a isso me dedico, me entrego e me proponho.
Experiência Somática®
A Experiência Somática®(SE) é uma das metodologias mais eficientes e cuidadosas que conheço, e por esse motivo é a grande base da minha prática terapêutica.
Formulada por Peter Levine, ela nos conta que o trauma não está na mente, mas sim no corpo, e através do acesso aos envelopes internos que guardam as memórias não processadas de nossos traumas, podemos liberar e ressignificar nossa própria história.
A diferença primordial entre o SE® e uma psicoterapia focada na fala é que esta última não aborda as sensações corpóreas como meio de acesso às tais memórias traumáticas.
Com isso, não possibilita que as cargas guardadas no Corpo sejam liberadas, deixando espaço apenas para o compreensão cognitiva do que aconteceu.
E como sabemos, muitas vezes isso não é o suficiente.
Ao convidar as experiências sensoriais a participarem da sessão, abrimos a possibilidade de uma real liberação, devolvendo as rédeas ao sistema nervoso autônomo e apoiando sua regulação.
Psicotraumatologia
A Psicotraumatologia surge como um grande continente que contorna muitas das diversas metodologias de trabalho com Trauma da atualidade.
Alinhava os mais recentes estudos da Neurociência e da Psicoterapia Somática, dando um panorama riquíssimo para que a abordagem proposta possa atender as particularidades de cada cliente.
Com esse embasamento, é possível reconhecer padrões de respostas traumáticas e seus sintomas, e com isso, construir um caminho seguro para a transformação e prevenção dos transtornos, bloqueios e reações prejudiciais à uma vida de bem estar e equilíbrio.
Sexualidade Consciente
Na minha perspectiva, adentramos o universo da Sexualidade Consciente quando a forma de navegarmos nossos desejos e necessidades é conectada e enraizada no consentimento, na curiosidade saudável, no prazer responsável e na celebração da vida!
Essa consciência passa por estudar e dedicar-se a conhecer nosso Corpo com calma e abertura; descobrir os caminhos que o prazer delineia, sem pressa ou objetivo fixo.
Desgarrar-se da busca obstinada pelo orgasmo e reconhecer o prazer nos detalhes.
Demorar-se em indagar a si mesme sobre o que lhe traz prazer na vida, incluindo as possíveis interações sexuais, mas não só.
Libido, como força vital motriz, não fala só de tesão de pele e órgãos.
Ela traz a consciência de que tudo que fazemos, falamos, pensamos e sentimos compõe o tecido complexo do sentir-se bem, em plenitude.
No meu trabalho, ofereço diversos dos caminhos que eu mesma percorro, bebendo de fontes ancestrais que colocavam a Sexualidade num lugar sagrado e fundamental da sociedade.
Através de Templos (laboratórios onde a exploração das interações é diversa e consentida) podemos experimentar um pouco dessa proposta.
Também nas sessões individuais e de casais apresento experiências de exploração desse reino, através de rituais e práticas tântrica e taoistas, trazendo também elementos do shamanismo sexual e da liberação psicoemocional.
Outro ponto importante de citar quando abordamos uma Sexualidade Consciente é a clareza de que, não importando qual Corpo habitamos, temos em nós ambos: feminino e masculino.
E por isso podemos navegar em todas as matizes que a superação do paradoxo mulher x homem nos proporciona.
Descolonizar o próprio Corpo, a própria alma, a própria mente.
Des-habitar a normose, o lugar comum, o estigma.
Penetrar num universo andrógino, onde podemos escolher.
Onde devemos escolher.
Onde Escolher é em si o ato mais Político que há.
Nisso baseio minha abordagem desse assunto :)
Teoria do Apego
A Teoria do Apego (ou Teoria do Vínculo, como gosto de chamar) é, em sua essência, um mapa precioso para entendermos como nossas relações adultas são influenciadas pelo vínculo que desenvolvemos com nosso cuidador primordial na infância.
Esse "cuidador principal” é aquela pessoa que foi essencialmente responsável por sintonizar emocionalmente e cuidar do bebê.
Pode ser a mãe, o pai, um avô, uma tia; ou seja, é aquela pessoa primária a quem a criança estava ligada e buscava para que suas necessidades fossem atendidas.
Pelas lentes dessa teoria, baseado na forma como esse vínculo se desenvolve podemos reconhecer o tipo de apego que foi formado.
Sendo esses: apego seguro ou inseguro. Este último destrinchado em ansioso, evitativo e desorganizado.
Alguns dos benefícios e importância de aprender a Teoria do Apego é, antes de tudo, uma maior consciência de si, o que gera uma intimidade mais profunda com nós mesmes.
Isso nos ajuda a compartilhar mais do nosso mundo interior com os outros, para que possamos criar mais conexões e sermos mais vulneráveis.
Também nos permite ser menos defensivos a feedbacks. E tudo isso junto fortalece nossa própria consciência pessoal e também nossa consciência relacional.
Outra pérola que esse mapa traz é apoiar-nos a entender nossas histórias de infância, ajudando a integrar e entender porque fazemos certas coisas em nossos relacionamentos, por quem nos atraímos, pelo que lutamos ou fugimos.
É um universo fascinante e instigante, onde podemos correlacionar os padrões de comportamento com o funcionamento do sistema nervoso autônomo, e através de ferramentas propostas, refinar a música que toca nessa complexa dança do relacionar-se.
Forum
O FORUM (ZEGG Forum) é uma dinâmica de grupo que acontece em círculo, onde cada um é responsável e se dedica a ofertar escuta verdadeira e fala transparente para criar um campo de apoio mútuo.
Mais que uma metodologia, técnica ou ferramenta, o FORUM é um evento, um acontecimento, um experimento.
Nele convidamos ao centro do círculo o que está vivo no centro de nós.
E como que numa dança entre afetos, emoções e pensamentos, revela-se a poesia viva de fazer-se transparente, nu, vulnerável em sua força de expressão.
O propósito é aparentemente simples: revelar o que é autêntico, vivo e verdadeiro e criar um espaço de confiança para expressão e escuta entre as pessoas.
A magia do FORUM é o que se descortina desse encontro de humanos buscando a verdade dos sentimentos e das relações.
Não é um espaço para contarmos histórias, mas para expressarmos interiores.
A narrativa que nossas emoções trazem.
Os caminhos vivos que oscilam e se estruturam na paisagem interna de cada um.
A estrutura se dá através de partilhas auto responsáveis, onde me refiro à mim e falo na 1a pessoa. O grupo é o continente e o reflexo do meu impacto no mundo.
Quem facilita carrega em si a sensibilidade de apoiar essa partilha de forma a aparar arestas e aprofundar a experiência.
Este espaço é indicado para as pessoas que desejam desenvolver suas habilidades de comunicação e expressão autêntica e que estão na pesquisa de como nutrir uma cultura de paz a partir do entendimento de onde nasce a violência humana.
Praia da Amoreira, Aljezur/ Portugal
ATENDIMENTOS
individual
As sessões individuais de Terapia Somática apresentam um espaço de profunda escuta e acolhimento, mobilizando estados de liberação e insight que apoiam a autocura e o resgate do prazer de estar no Corpo.
Uma vez nomeados os temas, seja por palavras, movimentos, sons, silêncio, abrimos a possibilidade do Corpo expressar a própria saúde, resgatar o poder inerente de se auto regular com o apoio da minha presença.
A confiança é a rede que embala a transformação.